Educação a Distância x eLearning
A
Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino baseada em um processo de
ensino-aprendizagem que se desenvolve em espaços e tempos síncronos (emissão e
recepção da informação ocorre ao mesmo tempo) e assíncronos (emissão e/ou
recepção acontecem em momentos diferentes) e que teve sua possibilidade de
interação e mediação ampliadas com a popularização da internet e das
tecnologias de comunicação.
Hoje
quando se fala em cursos a distância logo vem à mente as plataformas virtuais
de aprendizagem, mas essa modalidade educativa abarca práticas instrucionais em
diferentes medias - via texto (correspondência), televisão ou rádio. Podemos observar
esses diferentes meios de veiculação do conhecimento através das cinco gerações
da EaD:
A
primeira geração de estudo por correspondência/ em casa/ independente
proporcionou o fundamento para a educação individualizada a distância. A segunda
geração, de transmissão por rádio e televisão, teve pouca ou nenhuma
interação entre professores com alunos, exceto quando relacionada a um curso
por correspondência; porém, agregou as dimensões oral e visual à apresentação
de informações aos alunos a distância. A terceira geração – as
universidades abertas – surgiu de experiências norteamericanas que integrava
áudio/vídeo e correspondência com a orientação face a face, usando equipes de
cursos e um método prático para a criação e veiculação de instrução em uma
abordagem sistêmica. A quarta geração utilizou a teleconferência por
áudio, vídeo e computador, proporcionando a primeira interação em tempo real de
alunos com alunos e instrutores a distância. O método era apreciado
especialmente para treinamento corporativo. A quinta geração, a de
classes virtuais on-line [sic] com base na internet, tem resultado em enorme
interesse e atividade em escala mundial pela educação a distância, com métodos
construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência entre texto,
áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação.” (MOORE e KEARSLEY, 2010,
p. 47-48).
Apesar
dos diferentes meios utilizados pela educação a distância para se desenvolver
ao longo dos anos, o conceito de elearning surgiu apenas a partir da quinta
geração, com as classes virtuais online. Para que um curso seja caracterizado
como elearning ele deve obrigatoriamente ser disponibilizado pela rede mundial
de computadores e acessado através de dispositivos eletrônicos (tablets,
computadores, celulares etc).
Bibliografia: MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância uma visão integrada. 1. ed. São Paulo, SP.: Thomson Learning, 2007.
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