Educação a Distância x eLearning

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino baseada em um processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve em espaços e tempos síncronos (emissão e recepção da informação ocorre ao mesmo tempo) e assíncronos (emissão e/ou recepção acontecem em momentos diferentes) e que teve sua possibilidade de interação e mediação ampliadas com a popularização da internet e das tecnologias de comunicação.

Hoje quando se fala em cursos a distância logo vem à mente as plataformas virtuais de aprendizagem, mas essa modalidade educativa abarca práticas instrucionais em diferentes medias - via texto (correspondência), televisão ou rádio. Podemos observar esses diferentes meios de veiculação do conhecimento através das cinco gerações da EaD:

A primeira geração de estudo por correspondência/ em casa/ independente proporcionou o fundamento para a educação individualizada a distância. A segunda geração, de transmissão por rádio e televisão, teve pouca ou nenhuma interação entre professores com alunos, exceto quando relacionada a um curso por correspondência; porém, agregou as dimensões oral e visual à apresentação de informações aos alunos a distância. A terceira geração – as universidades abertas – surgiu de experiências norteamericanas que integrava áudio/vídeo e correspondência com a orientação face a face, usando equipes de cursos e um método prático para a criação e veiculação de instrução em uma abordagem sistêmica. A quarta geração utilizou a teleconferência por áudio, vídeo e computador, proporcionando a primeira interação em tempo real de alunos com alunos e instrutores a distância. O método era apreciado especialmente para treinamento corporativo. A quinta geração, a de classes virtuais on-line [sic] com base na internet, tem resultado em enorme interesse e atividade em escala mundial pela educação a distância, com métodos construtivistas de aprendizado em colaboração, e na convergência entre texto, áudio e vídeo em uma única plataforma de comunicação.” (MOORE e KEARSLEY, 2010, p. 47-48).

            Apesar dos diferentes meios utilizados pela educação a distância para se desenvolver ao longo dos anos, o conceito de elearning surgiu apenas a partir da quinta geração, com as classes virtuais online. Para que um curso seja caracterizado como elearning ele deve obrigatoriamente ser disponibilizado pela rede mundial de computadores e acessado através de dispositivos eletrônicos (tablets, computadores, celulares etc). 


Bibliografia: MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância uma visão integrada. 1. ed. São Paulo, SP.: Thomson Learning, 2007.

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